Noticias do Centro Brasileiro EMT CBREMT TMS

Depressão em Homens

Ansiedade e irritabilidade


Se você estiver com depressão, você também ficará muito preocupado e ansioso. Sua ansiedade pode estar ligada a motivos financeiros e outros problemas bem conhecidos. Ou você pode ficar preocupado quanto a pegar uma doença séria, ter ataques de pânico ou uma neurose compulsiva.

Se você estiver sofrendo de uma depressão muito grave, você pode ficar aterrorizado com catástrofes, achando que são inevitáveis.

Em uma depressão chamada agitada, ansiedade, perplexidade e inquietação são os sintomas evidentes. Nessas depressões, o risco de cometer suicídio pode ser alto e o tratamento deve ser realizado enquanto estiver hospitalizado.

Homens

Oscilações no humor dos homens podem ser manifestadas como aumento da irritabilidade ao invés de tristeza. Você pode ficar:

descontente
sensível
temperamental
inquieto
agressivo

Ao invés de ficar passivo, você fica ativo. Mas nunca conclui nenhuma das suas atividades. Como em outros tipos de depressão, seus pensamentos são marcados por sentimentos de inferioridade, pessimismo e obscuridade.

Sinais de alerta

Os sintomas de depressão podem variar de pessoa para pessoa e depender da idade, do sexo e da personalidade normal da pessoa. Geralmente as mulheres choram mais facilmente que os homens, tendendo também a falar mais de seus sentimentos do que eles. Por outro lado, os homens muitas vezes guardam as coisas para si mesmos e podem apresentar explosões abruptas de irritabilidade e agressividade.

Uma pessoa que sofre de depressão geralmente tenta esconder seu estado depressivo da família e dos amigos de modo a não ser um peso. A pessoa também pode estar escondendo essa condição por não estar disposta a aceitar a depressão.

Embora a pessoa possa tentar induzir os que estão ao seu redor a acreditarem que nada mudou, você deve saber destas mudanças que podem ser sintomas de depressão:

Indiferença
Maior tendência a refletir sobre as coisas
Introversão
Falta súbita de iniciativa
Queixas sobre problemas para dormir
Falta de entusiasmo pelas atividades diárias
Maior cansaço e falta de energia
Tendência a pensar constantemente "Para que isso tudo?"
Ansiedade (a causa mais comum de ansiedade é a depressão)
Auto-estima e autoconfiança reduzidas


Portanto, você deve suspeitar de depressão se uma pessoa se afastar gradualmente de suas atividades sociais e de lazer usuais. Ou se ele ou ela perder o interesse em algo de que gostou por muito tempo, ou começar a ficar indiferente aos amigos ou à família.

Pergunte com cautela

Se suspeitar de que a pessoa pode estar sofrendo de depressão, você pode perguntar cautelosamente "Você está se sentindo deprimido(a)?" ou "Você vem tendo pensamentos negativos?". Em geral, você vai receber uma resposta sincera. Desse modo, você terá direcionado a conversa à depressão. Você pode, então, discutir e comentar sobre a doença com delicadeza.

Sem dúvida, a pessoa não terá forças para tocar nesse assunto por si mesma. Se você puder "ajudar a pessoa a começar", há a esperança de que ela venha a reconhecer a profundidade da depressão e a necessidade de iniciar tratamento.

Culpa e vergonha

Sentimentos de culpa e vergonha caminham lado a lado com a depressão. Uma pessoa que sofre de depressão estará, portanto, inclinada e voltar tudo contra si mesma. Sentimentos de culpa são um sintoma proeminente da depressão.

Ele ou ela revolverá sua mente para encontrar evidências de suas próprias incapacidades, seu egoísmo e seu desamor pelas pessoas próximas. Muitas vezes, a pessoa absorverá toda a tristeza de sua família e seu círculo de amigos e será fortemente afetada pelo próprio infortúnio e pelo alheio. A pessoa então se considerará a causa do infortúnio.

Essa sensação de culpa é, muitas vezes, a força que move pensamentos que podem levar a uma tentativa de suicídio.

 

Depressão em homem

Embora a depressão clínica já foi considerada "a doença da mulher," mais de 6 milhões de homens em os EUA sofrem de depressão a cada ano. Infelizmente, a imagem persistente de depressão como uma condição da mulher podem manter os homens que são clinicamente deprimidos de reconhecer os sintomas da depressão e da busca de tratamento.
Depressão na verdade, afeta ambos os sexos. Ela rompe as relações e interfere com o trabalho e atividades diárias. Os sintomas de depressão nos homens são semelhantes aos sintomas de depressão em mulheres. Mas os homens tendem a manifestar os sintomas de forma diferente. Os sintomas comuns de depressão incluem a perda de interesse por atividades normalmente prazerosas, fadiga, alterações do apetite, distúrbios do sono, e apatia. Nas mulheres, a depressão podem ser mais susceptíveis de provocar sentimentos de tristeza e de inutilidade. Depressão em homens, por outro lado, podem deixa-los mais propensos a ser irritáveis, agressivos ou hostis.


Porque é que a depressão nos homens normalmente não é reconhecida?
Existem vários motivos pelos quais os sintomas de depressão clínica em homens não são comumente reconhecidos. Por exemplo, os homens tendem a negar ter problemas, porque é suposto "ser forte". E a cultura sugere que expressar a emoção é uma característica feminina. Como resultado, os homens que estão deprimidos são mais propensas a falar sobre os sintomas físicos da depressão - como a sensação de cansaço --- ao invés de sintomas relacionados às emoções.


A depressão nos homens afeta o desejo e o desempenho sexual?
Sim. Depressão em homens pode afetar o desejo sexual e desempenho. Infelizmente, alguns antidepressivos e outros medicamentos podem fazer o mesmo. Os homens muitas vezes não estão dispostos a admitir problemas com sua sexualidade. Muitos acham erroneamente que os problemas estão relacionados com a sua masculinidade, quando, na verdade, eles são causados por um problema médico como a depressão clínica.


Quais são os sintomas da depressão observada nos homens?
Homens são menos propensos a mostrar os mais "típicos" sinais de depressão, como tristeza. Depressão em homens costumam manter seus sentimentos escondidos. Em vez de expressar um humor deprimido, eles podem parecer mais irritados e agressivos.
Por estas razões, muitos homens - assim como os médicos e outros profissionais de saúde - podem deixar de reconhecer o problema como a depressão.


Quais são as conseqüências da depressão não tratada nos homens?
Depressão em homens pode ter consequências devastadoras. O CDC informa que os homens os EUA são cerca de quatro vezes mais propensos que mulheres a cometer suicídio. Destes, 75% a 80% das pessoas que cometem suicídio em os EUA são homens. Embora mais mulheres tentam suicídio, homens são mais bem sucedidos em realmente acabar com sua vida. Isto pode ser devido ao fato de que os homens tendem a usar métodos mais letais de se suicidar, por exemplo, usando uma arma ao invés de tomar uma overdose de pílulas.

Homens com depressao
Escrito por HealthyPlace.com                 

A depressão é uma doença que afeta homens e mulheres. Mas as pessoas que trabalham em serviços de saúde mental atendem muito menos os homens com depressão do que mulheres com depressão. Parece provável que os homens sofrem de depressão com a mesma freqüência que as mulheres, mas que eles são menos propensos a pedir ajuda. A depressão é facilmente tratável e melhor tratada quanto mais cedo possível. Os homens precisam saber o que é e como obter ajuda eficaz.

É diferente para os homens

A maneira que os homens pensam sobre si mesmos podem ser completamente inútil. Comparado com as mulheres, eles tendem a ser muito mais preocupados em serem competitivos, fortes e bem sucedidos. A maioria dos homens não gostam de admitir que eles se sentem frágeis ou vulneráveis, e por isso são menos propensos a falar sobre seus sentimentos com os amigos, entes queridos ou seus médicos. Esta pode ser a razão que muitas vezes eles não pedem ajuda quando se tornam deprimidos. Os homens tendem a achar que eles devem confiar apenas em si mesmos e que depender de alguém é fraqueza, mesmo que por um curto período de tempo.

Esta visão tradicional de como os homens devem ser - sempre duro e auto-suficiente - também é realizado por algumas mulheres. Alguns homens acham que possuir depressão pode resultar realmente em seu parceiro rejeitá-los por causa disso. Mesmo os profissionais, por vezes, partilham esta opinião, e não podem diagnosticar tanto a depressão em homens como deveriam.

Sintomas da Depressão

Sentir-se triste ou infeliz
Altos níveis de ansiedade
Baixo consumo de energia
Dificuldade de concentração
Sentindo-se inútil e sem esperança
Perder o interesse em atividades ou pessoas
A perda de peso
Perda de apetite
A perda de desejo sexual
Lapsos de higiene pessoal, tais como não tomar banho ou fazer a barba com a regularidade
Pensamentos de suicídio
Os sintomas de alguns tipos de depressão podem também incluir extremos opostos das listadas acima, por exemplo, raramente ou prolongada alta do nível de energia, ganho de peso significativo e assim por diante.

Outras pessoas podem notar que:

Você está executando bem menos no trabalho
Você parece estranhamente calmo, incapaz de falar sobre coisas
Você está se preocupando com as mais coisas do que o habitual
Você está mais irritado do que o habitual
Você está reclamando mais sobre problemas físicos

Como os Homens lidam com depressao

Em vez de falar como se sentem, os homens podem tentar se sentir melhor usando álcool ou drogas. Isso geralmente pioram as coisas a longo prazo. Seu trabalho vai sofrer e o álcool, muitas vezes, leva a um comportamento irresponsável, desagradável ou perigoso. Os homens também tendem a dar o seu trabalho uma prioridade maior que a sua vida familiar, que produz conflitos com suas esposas ou companheiras. Todas estas coisas têm sido mostradas como mais prováveis em piorar a depressão.

Relacionamentos

Para os homens casados, a pesquisa mostrou que os problemas com o casamento é a questao mais comum relacionada com a depressão. Os homens não podem lidar bem com as diferenças, tal como as mulheres. Argumentos realmente fazer os homens se sentirem fisicamente muito desconfortáveis. Assim, eles tentam evitar discussões ou debates difíceis. Isso muitas vezes leva a uma situação onde o parceiro de um homem vai querer falar sobre um problema, mas ele não vai e vai fazer o seu melhor para evitar falar sobre isso. O parceiro sente que eles estão sendo ignorados e tenta falar mais sobre isso, que faz sentir o homem ainda mais incomodado. Então, ele se retira ainda mais, o que torna o seu parceiro a se sentir ainda mais que eles estão sendo ignorados. . . e assim por diante. Este círculo vicioso pode facilmente destruir um relacionamento.

Separação e Divórcio

Os homens têm tradicionalmente se consideraram como sendo os líderes em sua vida familiar. No entanto, o processo de separação e divórcio é frequentemente iniciado por mulheres. De todos os homens, aqueles que são divorciados são mais propensos a se matar, provavelmente porque a depressão é mais comum e mais grave neste grupo. Isso pode ser porque, assim como perder a sua principal relação, muitas vezes eles perdem o contato com seus filhos, pode ter que passar a viver em um lugar diferente, e muitas vezes encontram-se duros-acima para o dinheiro. Estes são eventos estressantes em si mesmos, independentemente do esforço de superar, e são susceptíveis de provocar depressão.

Sexo

Os homens se sentem menos bem sobre seus corpos e menos sexuais do que quando não estão deprimidos. Muitos simplesmente param com sexo completamente. Vários estudos recentes mostram que, apesar disto, um bom número de homens que estão deprimidos têm relações sexuais com a mesma freqüência, mas eles não se sentem tão satisfeitos como de costume. Alguns homens realmente deprimidos relatam maior impulso sexual e as relações sexuais, possivelmente como uma forma de tentar se sentir melhor. Outro problema pode ser que alguns medicamentos antidepressivos também irao reduzir o desejo sexual em uma parcela significativa de homens que os tomam.

No entanto, a boa notícia é que, como a depressão melhora, também o seu desejo sexual, desempenho e satisfação irão melhorar.

Vale lembrar que pode acontecer o inverso. A impotência (dificuldade em obter ou manter uma ereção) pode trazer depressão. Novamente, este é um problema para o qual geralmente é possível encontrar uma ajuda eficaz.

Gravidez e Filhos- Depressao Pós parto no Homem

Nós já sabíamos há muitos anos que algumas mães se sentem muito deprimidas depois de ter um filho. Só muito recentemente é que percebemos que mais de um em cada dez pais também sofrem de problemas psicológicos durante este tempo. Isso realmente não deve ser surpreendente. Sabemos que os grandes eventos na vida das pessoas, mesmo os bons, como mudança de casa, podem trazer um período de depressão. E este evento muda sua vida mais do que qualquer outro. De repente, você tem que gastar muito mais do seu tempo cuidando da sua parceira e das crianças.

Em um nível íntimo, as novas mães tendem a estar menos interessadas em sexo por vários meses. O simples cansaço é o principal problema, embora você possa encarar isso como algo pessoal e sentir que você está sendo rejeitado. Você pode ter que ajustar, talvez pela primeira vez, um segundo lugar no afeto de seu parceiro. Você também terá provavelmente que gastar menos tempo no trabalho. A licença de paternidade ainda é bastante incomum na maioria das regiões do mundo.

Nova pais têm maior probabilidade de ficar deprimidos se o seu parceiro está deprimido, se eles não estão recebendo junto com seu parceiro, ou se eles estão desempregados. Isso não é importante apenas do ponto de vista do pai. Afetará a mãe e pode ter um impacto importante sobre como o bebê cresce e se desenvolve nos primeiros meses.

A taxa de desemprego e aposentadoria

Deixar o trabalho, por qualquer motivo, podem ser estressante. Um estudo recente mostrou que cerca de 1 em 7 homens que se tornam desempregados irão desenvolver uma doença depressiva nos próximos seis meses. Isso é muito mais do que seria esperado em homens empregados. De fato, após dificuldades de relacionamento, o desemprego é a coisa mais provável para empurrar o homem em uma depressão. Isto não é surpreendente, como o trabalho é muitas vezes a principal coisa que dá ao homem o seu senso de valor e auto-estima. Você pode perder os símbolos de seu sucesso, como o carro da empresa. Você pode ter que ajustar a cuidar da casa e dos filhos, enquanto sua esposa ou parceira passa a ser o ganha-pão. De uma posição de estar no controle, você pode enfrentar um futuro em que você tem pouco controle, especialmente se leva muito tempo para encontrar outro emprego.

É mais provável que aconteça se você é tímido, se você não tem um relacionamento próximo ou se você não conseguir encontrar outro emprego. Claro, se você ficar deprimido, você pode achar bem mais difícil conseguir outro emprego, o que pode fazer piorar a sua depressão.

Aposentar-se de uma atividade assalariada pode ser difícil para muitos homens, especialmente se seu parceiro continua a trabalhar. Pode levar algum tempo para se acostumar a perder a estrutura do seu dia e entre em contato com os colegas.

Gays e Depressão

Em geral, os gays não sofrem de depressão mais do que homens heterossexuais. No entanto, parece que os adolescentes gays e adultos jovens são mais propensos a ficarem deprimidos, possivelmente devido ao estresse associado a condiçao.

Suicídio

Os homens são cerca de 3 vezes mais chances de se matar do que as mulheres. O suicídio é mais comum entre os homens que estão separados, viúvos ou divorciados e é mais provável em alguém se torne um bebedor (alcoólatra)  pesado. Durante os poucos últimos anos, os homens tornaram-se mais propensos a se matar , particularmente aqueles com idade entre 16 e 24 anos e aqueles entre 39 e 54 anos. Nós ainda não sabemos por que isso deveria ser assim, mas é muito preocupante.

Sabemos também que cerca de 2 em cada 3 pessoas que se matam tinham conversado sobre isso com amigos ou familiares.





Artigos relacionados: